Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba



Foto da Igreja

A Paróquia Senhor Bom Jesus, dada a decadência que Paranapiacaba sofreu após o declínio da ferrovia, aliado a outros fatores, é praticamente mais uma capela da Paróquia São Sebastião de Rio Grande da Serra, estando a 13 quilômetros dela. A Paróquia foi criada por Dom Jorge em 25 de fevereiro de 1956, correspondendo ao território atual, todo o distrito de Paranapiacaba, cerca de 70 km2. Já existia a capela desde 1889, quando da organização da Irmandade do Senhor Bom Jesus, formada pelos ferroviários.

Em 1909 ou 1910, o Padre Luís Capra reformou a capela.

“ foi fornecido de tudo o necessário para a celebração do Santo Sacrifício. Antigamente tinha só as paredes com o telhado sem a capella-mor. O Rev.do Padre Luís Capra transformou aquella Egreja, e sucessivamente ns anos de 1909 e 1910, angariando esmolas e gastando, também, não pequena quantia do seu bolão, fez a grande capella-mor, o telhado da Egreja, quatro janellas grandes com vidro coloridos, comprou as imagens do Senhor Bom Jesus, de Nossa Senhora e de São Sebastião, tappetes e outros enfeites. A Egreja actualmente tem o comprimento de 20 metros e a largura de 7 metros. A quantia de todas as obras chegou a quantia de R$ 8:061.900, sendo nas obras incluídas também a torre.”

Quando da criação da paróquia, o povo participava somente das quermesses e festas. Na data da instalação da paróquia, foi empossado como vigário ecônomo o Pe. Valdomiro Pires Martins. Em 31 de dezembro de 1957, chega o Pe. Newton Loureiro de Souza, do qual há um depoimento que consta dos registros da Prefeitura de Santo André:

“Via-se com grande satisfação o desenvolvimento espiritual da paróquia, embora sejamos francos ao afirmar que a vida espiritual tem muito a desejar ainda. Isto porque os trabalhos materiais, aos quais nos dedicamos, tomaram quase totalmente o nosso tempo. Somos, porém, de qualquer modo justificados pois não contávamos com nenhum conforto pessoal. Durante cinco anos, a nossa alimentação foi precária e a situação topográfica da paróquia consumia quase que totalmente a nossa resistência física...”

Pe. Newton trabalhou em Paranapiacaba até 1961, quando em 29 de novembro é nomeado vigário ecônomo o Pe. Antônio Amélio, que fica até meados de 1976.

Desde 1977, a Paróquia é confiada aos cuidados do pároco de São Sebastião, Frei José Boeing, OFM. A partir desse ano, o pároco de São Sebastião assume também a paróquia de Paranapiacaba. Há registros que dizem que nesse ano a paróquia foi anexada a Rio Grande da Serra, o que juridicamente não aconteceu.

Com a criação da paróquia São Sebastião, os limites foram modificados, retornando ao inicial com o decreto de Dom Cláudio em 1990.

Em 7 de setembro de 2008, voltou a ser celebrada a tradicional missa dos ferroviários. Na vila, que tem muitos eventos culturais, devido à procura dos turistas, há, anualmente, uma exposição de oratórios e presépios.

A Paróquia está localizada no Largo da Matriz, s/n, Parte Alta, Paranapiacaba. A coordenadora é a Cida, e as missas ou celebrações ocorrem nas noites de sábado. O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto.

Volte ao topo da Página